Seja bem-vindo ao Niva 4×4 RJ

Donos e ex donos de nivas. Só malucos mesmo.

Historia

O grupo (manicômio) surgiu tem muito tempo juntando donos e simpatizantes do Niva do estado do Rio de Janeiro. Algums ja não tem mais Niva, outros acabaram de comprar mas todos compartilham a mesma paixão, o tal vez loucura. E por isto que nos autodenominamos de manicômio, porque so maluco por ter Niva nos dias de hoje.

Objetivos

O objetivo do grupo é juntar donos de Nivas para compartilhar experiências, conhecimentos e passeios.

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A viatura

Lada 2121

Dados técnicos

O Lada Niva 1.6 é o modelo construído sobre monobloco, ano 1990 a 1995; foram as primeiras unidades a chegar ao Brasil.

Motor, Dimensões e Capacidades

Dianteiro, longitudinal, 4 tempos, pistões alternativos, ignição por centelha, injeção eletrônica monoponto sincronizada, arrefecido a água com monopropileno glicol;
Cilindros: 4 em linha;
Cilindradas (cm3): 1.568;
Potência máxima (cv): 73 cv / 82 cv (1.7);
Torque máximo (mkgf): 12,0 m.kgf a 3.200 rpm;
Combustível: gasolina;
Diâmetro e curso (mm): 79 x 80;
Taxa de compressão: 8,5:1;
Entre-eixos (mm): 2.200;
Comprimento (mm): 3.720;
Largura (mm): 1.680;
Altura (mm): 1.640;
Bitola traseira (mm): 1473;
Bitola dianteira (mm): 1473;
Peso em ordem de marcha: 1.191 kg;
Carga útil: 359 kg;
Tanque: 42 litros.

Freios e Desempenho
Sistema hidráulico de duplo circuito servo-assistido, a discos para as rodas dianteiras e as tambores para as rodas traseiras, com válvula reguladora de pressão nas rodas traseiras.
Ângulo de entrada: 38º;
Ângulo de saída: 32º;
Vão livre: 217 mm;
Travessia de água: 600 mm;
Rampa máxima: 31º;
Inclinação lateral máxima: 30º;
Diâmetro de giro: 10 metros;
Consumo: estimados 6,5 km/l para utilização em cidades e 9,5 km/l para utilização em estradas;
Velocidade máxima: 136 km/h; 0 a 100 km/h: 23,6 segundos.

Lada Niva BA3 2121

Lada Niva BA3 2121

Direção
Tipo: setor sem fim, pode ser instalada caixa de direção com relação de multiplicação 20,8:1.

Transmissão
Mecânica de 5 marchas mais ré;
Tração: integral 4×4 contínua/permanente;
Caixa de mudanças com 5 velocidades à frente sincronizadas e uma à ré. Relações de transmissão: 1ª: 3,67:1; 2ª: 2,10:1; 3ª: 1,37:1; 4ª: 1,00:1; 5ª: 0,82:1; Ré: 3,52:1;
Caixa de redução direta e reduzida, com bloqueio do diferencial central, comando na cabine;
Caixa de transferência: Velocidade Superior: 1,20:1; Velocidade Inferior (reduzida): 2,13:1; Relação diferencial: 4,30:1.

Suspensão, Rodas e Pneus
Dianteira: independente, sobre bandejas móveis transversais com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.
Traseira: eixo rígido com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos com 4 barras tensoras longitudinais e uma transversal.
Rodas: de aço, estampadas, aro 16, fixação com 5 porcas.
Pneus: Radiais 175/80 R16 / Lameiros 6.95×16