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TUTORIAL BOMBA ELETRICA DE COMBUSTIVEL

Por: H. Moura

Em: 23/04/202020

Bem amigos da Niva 4×4 RJ…

Hoje vamos falar sobre a troca do sistema de alimentação de combustível do Niva. Essa modificação foi feita no meu Niva (ano 90/91).

Essa ideia me ocorreu quando a VTR me deixou na mão, a alguns anos. No dia, depois de muito custo, consegui um apoio e uma bomba na caixa; mas mesmo assim o carro não andava. Depois de algumas horas descobri que o problema era a haste de acionamento da bomba. Com um pouco de engenhosidade (se você não tem, não compre um 4×4) consegui chegar em casa e providenciar a troca da haste.

Meu sistema consiste em um suporte que substitui a bomba original, um dosador e substituição das mangueiras. Todo processo é facilmente reversível. Os itens necessários são:

  • Uma a bomba elétrica Weber ref: WB101 (Monza, Kadett, S10, etc), conhecida como “foguetinho”;
  • Um suporte especifico para bomba;
  • A dosador pequeno para carro carburado, tipo simples *;
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  • Uns 2 metros de mangueiras de combustível para injeção eletrônica 7mm;
  • Abraçadeiras, fita teflon, fita auto fusão.

* Existem modelos com saída para manômetro. Eu considerei dispensável.

O esquema de ligação é bem simples como pode ser visto abaixo:

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  1. A primeira coisa a ser feita é identificar e mapear as mangueiras. No meu caso existem 3 canos vindos do fundo do carro, próximo ao hidro vácuo. O 1º é a saída de combustível, o 2º é o retorno de combustível e o 3º é do canister; que no meu caso está desativado.
  1. Feito isso, desconecte e retire todas as mangueiras convencionais e solte as duas porcas 13mm que prendem a bomba mecânica. Após retira-la, você verá a haste de acionamento, entre os dois parafusos de fixação da bomba. Retire-o, puxando com cuidado.
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  1. Feito isso você terá em mãos os 3 componentes (bomba, haste e junta). Recoloque a junta de volta no lugar. A seguir fixe o suporte da bomba elétrica, da mesma forma que colocaria a bomba mecânica. Afrouxe o parafuso allen e, com uma chave de fenda, abra o orifício da bomba elétrica. Feito isso, posicione a bomba no orifício de fixação e aperte o parafuso allen.
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  1. Optei por colocar e entrada de combustível para frente, para encurtar ao máximo as mangueiras. O suporte tem um orifício para passagem da mangueira de entrada, que no meu caso faz uma volta em direção a entrada da bomba. Neste ponto fiz uma adaptação; pois o bico é de 9mm e a abraçadeira ficou babando gasolina. Então cortei um pequeno pedaço de mangueira Ø9 e coloquei a mangueira Ø7 que traz a gasolina dentro dela.
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  1. A ligação do dosador é bem simples, conforme diagrama abaixo. Uma entrada de combustível, uma saída de combustível, um retorno de combustível e uma entrada de vácuo; que manterá a pressão constante na saída. A saída da bomba vai na entrada, a sadia do dosador vai para o carburador, a saída de retorno vai para o cano que leva ao tanque; e a entrada de vácuo vai para um ponto de vácuo do carburador ou da admissão.
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Há um parafuso de regulagem para ajuste da pressão que chega no carburador. Este ajuste pode ser feito de modo preciso (com um manômetro e sabendo a quantos bars seu carburador trabalha), ou de modo aproximado. Fiz por aproximação, pois não achei justificável a compra de um manômetro que não ficaria instalado no carro. 

Fixei o dosador próximo ao hidro vácuo, em um parafuso que existe na carroceria e que estava sem utilização.

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  1. Para finalizar ligamos o conector de alimentação da bomba, onde o positivo vem do pós-chave e o negativo vai para o terra.
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Pronto. Agora é só fazer o ajuste da pressão. Meu processo: 

Aperte o parafuso de ajuste até o fim e volte duas voltas. Ligue o motor de umas aceleradas e verifique se não há vazamentos. Estando tudo ok, espere o carro aquecer e estabilizar na marcha lenta. Quando estiver neste ponto, afrouxe o parafuso de regulagem até o motor começar a apresentar falha de alimentação. Agora aperte novamente duas voltas; e pronto.

Esta foi uma solução que criei para ser reversível. Bastam 30 minutos para tirar o suporte e colocar o conjunto antigo e reconectar as mangueiras; que voltamos a alimentação mecânica. Nada impede que você fixe a bomba e o dosador em outros locais, e deixe a bomba mecânica instalada no motor, fazendo os devidos isolamentos.

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