Tutorial Circuito Fechado de Arrefecimento

O camarada H. Moura começou o ano determinado a compartilhar conosco mais um tutorial bem detalhado de mais uma modificação do seu Niva 90/91 logo no segundo dia do ano 2018.

Sem mais, segue a transcrição:

Bem amigos da Niva 4×4 RJ…
Hoje vamos falar sobre a troca do sistema de arrefecimento do Niva. Essa modificação foi feita no meu Niva (ano 90/91).
Ela consiste basicamente na troca do reservatório de expansão original e substituição das mangueiras. Os itens necessários são:

  • Um reservatório para circuito fechado – ref: G-1301 (Uno, Elba, Premio, etc)
  • A respectiva tampa – ref: TC-4051 *;
  • Uma tampa do radiador – ref R-5018 **;
  • Uns 3 metros de mangueira grossa para as ligações;
  • Uns 2cm de mangueira fina emborrachada para adequação;
  • Abraçadeiras.

* Existem 2 modelos: 1.0 bar e 1.4 bar.
** Essa tampa possui o regulador de pressão.

Foto 1c
Foto 1b
Foto 1
Foto 2a

1 – Uma vez retirado o reservatório antigo e a mangueira, é necessário um pequeno entorse na peça onde esta o parafuso de ajuste. Isso permitira a colocação sem maiores problemas apesar da diferença de tamanho.

Foto 5
Foto 5a
Foto 5b

2 – O passo seguinte é colocação da mangueira principal, que liga a saída primaria do reservatório (tubo inferior, mais largo) ao radiador. Nada mais simples.

Foto 6
Foto 6a

3 – A seguir ligaremos a mangueira auxiliar em uma das tubulações de ar quente do veiculo. No meu caso estas tubulações estavam seladas e foi só escolher uma, tirar o selo e colocar a mangueira. Repare na primeira foto que além das duas conexões que levam ao interior da cabine, existem outras duas que vem do motor (uma está atrás do cabo de aterramento). Usei a mais acessível.

Foto 7b
Foto 7c

Caso o sistema ainda esteja “em uso”, será necessária a utilização de um “T” para efetuar a conexão secundaria.

4 – No lado do reservatório surgiu um problema. A bitola da saída secundaria é menor que a primaria. Resolvi isso com os 2cm da mangueira emborrachada, que funciona como um niple de redução, sem criar mais pontos de conexão.

Foto 7
Foto 7a

5 – Para finalizar trocamos a tampa do radiador que agora não deverá ter o regulador de pressão. Como não achei uma tampa no tamanho sem ele. Comprei essa da GM e retirei o regulador.

Foto 3
Foto 3a
Foto 3b

Pronto. Agora é só colocar agua e colocar as tampas. A tampa do radiador entra bem apertada. Lembre-se que agora as reposições devem ser feitas apenas pelo reservatório.

Foto 4

Pelos meus testes e uso, a temperatura do marcador nunca passou do meio (uns 90°), mesmo em pequenos trechos offroad. Como os projetos em andamento envolvem a substituição da ventoinha mecânica por elétricas (projeto Injeção Eletrônica) e leitura digital das temperaturas (projeto Painel Digital); em breve postarei resultados mais precisos.

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