
TUTORIAL VENTILAÇÃO ELETRICA PARTE 2 – INSTALAÇÃO ELÉTRICA
Por: H. Moura
Bem amigos do Niva 4×4 RJ…
Continuando a falar sobre a troca da ventilação mecânica pela elétrica feita no meu Niva, abordaremos
agora a instalação elétrica. O cebolão utilizado tem temperaturas de 95° e 102°. Até o momento não achei deste
modelo (duplo) com outras temperaturas.
Os itens necessários são:
Um adaptador “T” para mangueira de radiador (também conhecidos como kit verão);
Um termo interruptor de radiador (cebolão) duplo, linha VW 94 com ar; com o respectivo rabicho
Duas bases para rele 4 pinos, com porta fusível
Dois reles 12V/40A
Dois fusíveis de 15A
Fio, fita isolante, fita teflon, veda junta, parafusos e materiais diversos; comuns a adaptações em veículos.
Opcionais:
Um botão de 2 estágios (tipo do ventilador interno do Niva).
Diagrama de ligação:
Esse é o esquema elétrico de ligação. Observem que a ‘Chave Painel’ é alimentada por um positivo ‘Pós-Chave’. Isso garante que as ventoinhas não sejam acionadas indevidamente ou esquecidas, o que levaria a descarga total da bateria. Os demais positivos vêm diretamente da bateria, o que torna o funcionamento autônomo.
Montagem do kit verão:
A primeira coisa a fazer é vedar e rosquear o cebolão no “T”. Em seguida deve-se seccionar a mangueira superior (entrada de agua do radiador) instalar o “T” com as devidas braçadeiras. Na hora de posicioná-lo, certifique-se que o “T” está na posição correta; com o conector apontando para baixo.
Em seguida devemos ligar os fios no rabicho do conector, pois normalmente ele tem apenas alguns centímetros.
No meu caso, utilizei um pedaço de cabo manga que tinha disponível. Aqui o fio vermelho vai para a bateria, o azul para o rele 1 e o amarelo para o rele 2; pois esta é a ordem de acionamento do cebolão.
Montagem dos reles:
Acondicionei os reles em uma caixa que tenho dentro do cofre. Ela está onde outrora ficavam os reservatórios de óleo de freio e embreagem.
Para economizar espaço, arrumei os reles um sobre o outro e fixei com um parafuso longo.
Das ventoinhas trouxe apenas os positivos, os quais são ligados no relê. Os negativos liguei diretamente à terra no ponto de fixação.
Acionamento manual:
Para o caso de haver algum problema com o cebolão adicionei, em paralelo com ele; um botão de 2 estágios que tinha sobrando. Utilize as mesmas cores do rabicho para facilitar a identificação. Como mencionei antes, este positivo (vermelho) não vem diretamente da bateria, mas sim de um fio da chave de ignição. Assim ele só aciona a(s) ventoinha(s) se a chave estiver na posição “ON”.
Finalizando:
Feito tudo conforme instruído, revise toda a parte elétrica. Daí faça o teste de acionamento manual. Se tiver um maçarico (destes de culinária mesmo) você pode testar o acionamento do cebolão. Se não, reponha a agua do radiador ligue o motor e acelere até ocorrer o acionamento.
Pelos meus testes e uso, está funcionando perfeitamente não passando de 100° nas condições mais severas; já que nesse ponto a segunda ventoinha entra em funcionamento. Mas mesmo em trechos off-road, dificilmente a segunda ventoinha é acionada.
Outras variações possíveis seriam a utilização de um termo interruptor simples, ligando as duas ventoinhas ao mesmo tempo; ou usar dois simples (com temperaturas diferentes) e ter duas atuações com temperaturas a sua escolha. Esta última implicaria em utilizar 2 “kits verão” ou mandar fazer um com duas entradas.
Trackback desde seu site.